Quais são as fases da gestão de processos?
Gestão de processos garante uma visão mais objetiva do funcionamento da empresa, ao controlar seus procedimentos. Sua função é padronizar os processos da organização, identificar pontos de melhoria e fazer com que os setores da organização trabalhem com cooperação para atingir os objetivos almejados pela empresa. Esse gerenciamento facilita a implementação de projetos de melhoria e a tomada de decisão.
Para implementar esse gerenciamento dentro de uma empresa, existem 5 fases essenciais que são: planejar, implementar, executar, monitorar e otimizar.
Planejar e Modelar
Análise profunda do desempenho do processo, onde se conhece toda a documentação, como os processos foram desenvolvidos e qual o seu propósito. Essa fase gera dados e identifica possíveis causas dos problemas e oportunidades de melhoria.
Implementar
Teste das mudanças propostas realizando treinamentos com as pessoas envolvidas sobre os novos procedimentos a seguir. A compreensão de todos sobre as mudanças é essencial. A implementação contará com a participação de diversos níveis gerenciais para que a execução das novas tarefas seja eficaz.
Executar
Os colaboradores devem colocar em prática o que foi ensinado. Sendo possível acompanhar e avaliar se as mudanças sugeridas realmente melhoraram o processo.
Monitorar e Controlar
Acompanhamento do andamento e da evolução do que foi implementado, por meio dos indicadores de desempenho estabelecidos. Sendo possível monitorar o tempo de conclusão de cada operação, o custo, resultados gerados e qualidade do processo. Tudo que foi identificado como pontos a serem melhorados precisará ser reavaliado.
Otimizar
Busca contínua do melhor desempenho, os processos deverão ser aperfeiçoados constantemente.
Em síntese, ao aplicar uma boa gestão de processos, a empresa irá solucionar problemas como falta de visão global, ineficiência na comunicação e na tomada de decisão, carência de padronização, falha no planejamento, entre outros.
Conheça o software Portal ISO, extremamente poderoso e capaz de controlar todas as atividades e responsabilidades de qualquer tipo de processo. No Módulo Processo Monitorado do Portal ISO é possível definir qualquer processo no qual seja importante registrar e monitorar todas as atividades e estabelecer regras e responsabilidades claras. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.