Como definir os Indicadores de Desempenho de um processo?
A maneira mais adequada para descobrirmos se os processos de uma empresa estão funcionando corretamente, é estabelecer as métricas que irão indicar como o trabalho deve ser executado e também os seus resultados. Os indicadores de desempenho, também chamados de KPI, realizam essa função de mensurar a eficiência da empresa.
Para que possamos definir o melhor indicador de desempenho de um processo, primeiramente precisamos identificar quais os parâmetros que serão medidos, tal como a frequência da análise. Existe vários indicadores e quando aplicados devem possuir uma meta a ser atingida, que irá servir de base para alcançar o melhor desempenho do processo que está sendo monitorado.
Portanto, essa meta deve está ligada ao objetivo e à estratégia da empresa. Defina indicadores de desempenho que estejam relacionados às atividades mais importantes. E para evitar resultados negativos, se possível, indique as relações de causa e efeito entre os indicadores. Isso ajudará prever esses efeitos negativos e implementar melhorias antes que eles realmente aconteçam.
Assim, os indicadores de desempenho escolhidos precisam mensurar o processo de maneira específica e não genérica. Lembrando que seus resultados devem ser transformados em números e devem ser monitorados constantemente, servindo como feedback para a tomada de decisões estratégicas.
Conheça o software Portal ISO, extremamente poderoso e capaz de controlar todas as atividades e responsabilidades de qualquer tipo de processo. No Módulo Processo Monitorado do Portal ISO é possível definir qualquer processo no qual seja importante registrar e monitorar todas as atividades e estabelecer regras e responsabilidades claras. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.