Loading…

controle de processo Quais são os tipos de processos produtivos?

controle de processo

Processos produtivos se definem como atividade sequenciais que recebem uma entrada para gerar um valor, chamado saída. A determinação dos processos produtivos é fundamental para padronizar como as atividades são realizadas, a isso damos o nome de controle de processo.

Há diferentes tipos de processos produtivos. São eles:

controle de processo Processos de Projeto: altamente customizados, por isso levam um maior tempo para serem concluídos. Possui como característica que cada trabalho possui início, meio e fim bem definidos, resultando em um projeto único, atendendo a requisitos específicos do cliente. Ex: produção de filme, construção.

controle de processo Processos de Jobbing: um pouco parecido com o processo de projeto, possuindo baixo grau de repetição. Mas diferente do processo anterior citado, este cada produto deve compartilhar os recursos de operação. Ex: alfaiate, engenheiros especialistas.

controle de processo Processos em lote: visa a produção em alto volume e baixa variedade. Este processo faz vários produtos de uma só vez, exige mão de obra especializada, devido às constantes mudanças. Ex: roupas e calçados.

controle de processo Processos de produção em massa: também visa a produção em alto volume e baixa variedade. Produtos padronizados, processos automatizados, com uso de indicadores para controle de qualidade. Ex: indústria alimentícia, montadoras de automóveis.

controle de processo Processos contínuos: visa produção em grande volume, com fluxos de produção em massa e baixíssima variedade. Os processos operam continuamente, ou seja, 24h por dia. Ex: petroquímicas, siderúrgicas.

 

Controle de Processo Conheça o software Portal ISO, extremamente poderoso e capaz de controlar todas as atividades e responsabilidades de qualquer tipo de processo. No Módulo Processo Monitorado do Portal ISO é possível definir qualquer processo no qual seja importante registrar e monitorar todas as atividades e estabelecer regras e responsabilidades claras. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio